quinta-feira, 10 de julho de 2014

Glúten: Porque você não deve ignorar Consumo!

Glúten: Blog Dieta Saudável
Glúten 
Glúten é a fração proteica presente em cereais como trigo, aveia, centeio e cevadaOs alimentos com glúten são todos os alimentos derivados dos cereais trigo (alimentos com farinha de trigo e semolina, por exemplo), aveia (flocos, farelo ou farinha), centeio (farinha de centeio usada em preparações de pães) e cevada (malte/cerveja).

O Glúten é uma proteína ergástica amorfa que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido. Representa 80% das proteínas do trigo e é composta de gliadina e glutenina O glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos.

A presença de glúten deve ser informada nas embalagens dos alimentos porque existem pessoas que são alérgicas ao glúten, não podendo consumi-los, sob pena de fortes complicações. Por isso, a obrigatoriedade da informação. Em caso de intolerância ao Glúten estas pessoas alérgicas devem seguir com acompanhamento medico até que os problemas causados sejam todos resolvidos e uma dieta adequada seja prescrita.

No indivíduo saudável o glúten sofre processo de digestão proteica pelas enzimas digestivas e seus aminoácidos são absorvidos. Com os alérgicos uma serie de problemas começam desencadear até que o individuo busque ajuda. Existem também indivíduos com doença celíaca (uma doença do intestino delgado, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten). Seu único tratamento é a dieta isenta de glúten. A presença do glúten no intestino leva a produção de anticorpos iniciando um processo inflamatório.
Considerando o grande número de alimentos que contêm glúten, a restrição a tais alimentos estará abrindo mão a uma variedade de alimentos e consequente mente, de vitaminas e minerais. O fato que havendo restrição alimentar por conta de alergias ou problemas segue abaixo dicas de alimentos sem Glúten.
Alimentos permitidos:

• Cereais: arroz, milho;
• Farinhas: mandioca, arroz, milho, fubá, féculas;
• Gorduras: óleos, margarinas;
• Frutas: todas, ao natural e sucos;
• Laticínios: leite, manteiga, queijos e derivados;
• Hortaliças e leguminosas: folhas, cenoura, tomate, vagem, feijão, soja, grão de bico, ervilha, lentilha, cará, inhame, batata, mandioca e outros;
• Carnes e ovos: aves, suínos, bovinos, caprinos, miúdos, peixes, frutos do mar.

Lembrando que qualquer desconforto abdominal deve ser avaliado por um medico.
Inscreva-se em meu canal YOU TUBE
 Canal Youtube
Clique aqui para acessar:

Ajude nos enviando suas sugestões ou duvidas, contribua para que o blog consiga apresentar o máximo de bons conteúdos para você amigo leitor. Você pode escrever aqui embaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário